domingo, 18 de julho de 2010

Qual é o seu tipo de cabelo?







É importante saber qual é o tipo do seu cabelo para tratá-lo de forma adequada. Cada estilo de cabelo, seja seco, oleoso, ou normal, deve ser cuidado com produtos específicos. Mas caso você tenha dificuldade, peça ajuda a um profissional para lhe orientar melhor.

Fique atenta à qualidade dos produtos. Vale a pena investir um pouquinho mais para manter seus cabelos saudáveis.

O fundamental para evitar problemas como queda, seborréia, oleosidade, calvície e caspa é saber cuidar dos fios e saber qual o ciclo de vida dos cabelos.

Os especialistas dividem os cabelos em três tipos: normais, oleosos e secos.

Cabelos Normais

Macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. Fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita freqüência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.

Hidratação: A hidratação pode ser feita a cada 15 dias para manter o brilho e a vitalidade.

Cabelos Oleosos




Quem possui cabelos oleosos já não tem tanta sorte, já que as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente. Procure utilizar xampus específicos para cabelos oleosos.

Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez ao mês.

Cabelos Secos ou Ressecados

Assim como os cabelos oleosos, os secos também demandam uma certa atenção de quem os possui. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho, são ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.

Hidratação: A hidratação pode ser feita uma vez por semana para manter a lubrificação dos fios.
Postado por PAOLO ZANOTTA no seu blog “FALANDO DE CABELO”

Cuidados Após a Escova Progressiva

• Logo após fazer a escova, espere pelo menos 2 dias para lavar os cabelos. Assim, o produto vai penetrar melhor nos fios.

• Utilize xampu com pH neutro, sem sal e sem corante para não abrir a cutícula do cabelo. Outra opção são os xampus para crianças, quando o produto utilizado na escova tiver pouco formol.

• Sempre proteger os fios antes do uso do secador. Isso evita que as escamas dos fios se abram e que o produto da escova progressiva seja retirado.

• Evite xampu anti-resíduo. Seu uso acelera a retirada da química dos fios, fazendo que a escova dure menos que o previsto.

• Pode lavar os cabelos diariamente sem comprometer o resultado. A queratina vai sendo expelida pelos fios com o passar do tempo, mas isso não tem nada a ver com a lavagem. Com o passar das semanas, o cabelo volta naturalmente ao normal.

• Procure utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

• Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Isso ajuda a manter a escova por mais tempo pois fecha as escamas do cabelo.
Postado por PAULO ZANOTTA no seu blog “FALANDO DE CABELO”.